Acessível também no LinkedIn (https://www.linkedin.com/showcase/bcblog/), o blog é um canal para apresentação de análises e estudos desenvolvidos por servidores de todas as áreas da instituição. Os textos expressam opiniões e pontos de vista dos seus autores e não refletem, necessariamente, a visão do Banco Central (BC) sobre o tema tratado.
O veículo está no ar desde dezembro de 2023 e já conta com onze posts publicados. Trabalhos técnicos produzidos pelos servidores do BC são explicados em linguagem mais simples e acessível ao público em geral.
“É um instrumento muito importante, pois dá transparência ao que o BC está fazendo em termos de estudos e pesquisa em uma forma mais acessível ao público em geral. Além disso, as pessoas no LinkedIn podem comentar e compartilhar nossos conteúdos, o que abre uma oportunidade de diálogo com a sociedade”, explica Sérgio Lago, editor-chefe do BC Blog.
Os temas tratados no blog passam pela análise de um conselho editorial formado por representantes de todas as áreas do Banco Central. O servidor submete o artigo, que é primeiramente analisado pelo editor-chefe do veículo. Em seguida, o texto enviado passa pela análise e pelo crivo do representante da área relativa ao tema tratado no texto. Após autorização do diretor da área, o trabalho é publicado no BC Blog. “Embora o foco principal seja economia, são aceitos trabalhos acadêmicos de vários âmbitos do conhecimento: comunicação, novas tecnologias, administração, etc. Os textos devem conter entre 1.000 e 1.500 palavras e até cinco elementos gráficos”, enfatiza Lago.
A experiência é inovadora no Brasil, mas outros bancos centrais de relevância mantêm veículos semelhantes, como Banco da Inglaterra (https://bankunderground.co.uk/); Federal Reserve de Nova Iorque (https://libertystreeteconomics.newyorkfed.org/); e Banco da França. (https://www.banque-france.fr/en/publications-and-statistics/eco-notepad).
Postagens do BC Blog
- O impacto de longo prazo da educação financeira no Ensino Médio: Evidências do Brasil (18/12/2023).
- Tratamento de criptoativos no balanço de pagamentos do Brasil (9/1/2024).
- Desinformação sobre economia: o aumento das fake news sobre inflação (30/1/2024).
- Presença física dos bancos e adoção de tecnologia financeira (23/2/2024).
- Métodos de Aprendizado de Máquina para Previsão de Inflação no Brasil (26/3/2024).
- Efeitos da Política Monetária e Fiscal Sustentável nos Fluxos de Investimento Direto Estrangeiro para os Países de Mercados Emergentes e Economias em Desenvolvimento (15/4/2024).
- Núcleos de inflação no Brasil: perspectiva histórica e situação atual (7/5/2024).
- Risco de Inflação no Brasil (21/5/2024).
- Enchentes no RS e distribuição espacial das empresas (11/6/2024).
- O Efeito Balassa-Samuelson durante a pandemia Covid-19 (8/7/2024).
- Seca no estado do Amazonas: impactos no comércio exterior e na produção industrial (24/7/2024).
—
Fonte: BC